São Paulo, 03 de Julho de 2022
05 05

Cranioplastia - osso natural ou prótese sintética?

Por Dra Raquel Zorzi, às 14:53 - 05 de Maio de 2020 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
cranioplastia materiais marketing

     Quando se pensa em realizar uma reconstrução craniana, a melhor opção na minha opinião é sempre o osso natural. Ele é um tecido vivo e se integrará com o tempo perfeitamente a calota craniana normal do paciente. Além da melhor integração, o osso natural tem a curvatura e o tamanho perfeito do paciente. Porém, muitas vezes por algum motivo, este osso foi perdido/descartado... e aí, o que fazer?

     Caso o osso natural não esteja disponível a segunda melhor opção são as próteses customizadas. Independente do material usado, estas próteses são desenhadas por um computador a partir da tomografia do paciente. A prótese é confeccionada com o volume e a curvatura perfeita do crânio do paciente e se adapta perfeitamente a falha no osso. Estas próteses podem ser confeccionadas com diversos materiais - titânio, metilmetacrilato (um tipo de cimento cirúrgico), e até materiais que são como matrizes ósseas para se integrar ao osso normal do paciente. O custo destas próteses varia muito de acordo com a customização e o tipo de material, porém de modo geral a maior parte das próteses tem cobertura pelos convênios médicos. 

     A última opção disponível é a utilização de cimentos ósseos moldáveis. Neste caso o neurocirurgião molda manualmente e "artisticamente" durante a própria cirurgia uma prótese para o paciente, com a área da falha craniana exposta. O maior problema é que quanto maior a falha óssea, mais difícil é de fazer este molde manualmente, e o resultado estético dependerá da habilidade manual e da experiência do neurocirurgião. 

     A decisão sobre que tipo de prótese usar, ou se será usado o osso natural do paciente, cabe ao neurocirurgião que fará o procedimento, conjuntamente com o paciente.

Se você quer aprender mais sobre essa cirurgia clique aqui

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia