São Paulo, 03 de Julho de 2022
21 04

Malformação de Dandy-Walker - o que é?

Por Dra Raquel Zorzi, às 09:38 - 21 de Abril de 2020 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
Síndrome de Dandy-Walker marketing

A malformação de Dandy-Walker é uma alteração congênita, ou seja, um defeito que ocorre no desenvolvimento e formação do cérebro do bebê.

Esta malformação em 2 alterações principais: 1- um grande cisto na fossa posterior (parte posterior da cabeça) 2- desenvolvimento defeituoso do cerebelo, incluindo ausência parcial ou completa de uma estrutura anatômica do cerebelo chamada de vermis cerebelar. A malformação de Dandy-Walker é um distúrbio heterogêneo. Alguns pacientes têm uma forma sindrômica com anomalias congênitas associadas, incluindo disgenesia do corpo caloso, deformidades orofaciais e anomalias congênitas do coração, sistemas geniturinário e gastrointestinal.

Existe uma ampla gama de possibilidades de alterações no desenvolvimento neurológico, desde mais leves a mais graves. A hidrocefalia se desenvolve em 70 a 90% dos pacientes com malformação de Dandy-Walker e o manejo adequado e no momento certo da hidrocefalia destes pacientes melhora muito os problemas neurológicos. Por este motivo, assim que o diagnóstico desta malformação é feita, o bebê deve iniciar o acompanhamento com neurocirurgião pediátrico.

Quer saber mais? Clique aqui.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia