São Paulo, 21 de Setembro de 2020
23 06

Cisto aracnóide - o que é?

Por Dra Raquel Zorzi, às 09:00 - 23 de Junho de 2020 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
o que fazer com cisto aracnoide marketing

Bom, em primeiro lugar, na maior parte das vezes o diagnóstico de um cisto de aracnóide não deve ser motivo de preocupação excessiva.

A frequência de diagnóstico de cistos aracnóides sem qualquer sintoma está aumentando a medida que mais pacientes são submetidos a procedimentos de neuroimagem para sintomas não relacionados. Em uma revisão retrospectiva de mais de 48.000 ressonâncias consecutivas de cérebro adulto, a prevalência de cisto aracnóide foi de 1,4%, ou seja, cerca de 672 pacientes. Destes, apenas 5% eram sintomáticos,ou cerca de 6 pacientes a cada 10.000 tem sintomas! Dos cistos aracnóides sintomáticos, 75% ocorrem em crianças.

O tratamento depende se os cistos são sintomáticos. Imagens periódicas e exames neurológico são adequados na grande maioria das lesões assintomáticas. A cirurgia é indicada apenas se houver sintomas de aumento da pressão intracraniana, déficits neurológicos focais ou comprometimento cognitivo. As opções cirúrgicas incluem craniotomia para tratamento do cisto, tratamento neuroendoscópico ou shunt (válvula) do cisto para o abdomen. 

Sendo assim, caso você receba este diagnóstico em um exame realizado, procure um neurocirurgião para orientação adequada. Caso deseje mais informações acesse aqui.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2020 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia