São Paulo, 03 de Julho de 2022
02 12

Hidrocefalia do idoso

Por Dra Raquel Zorzi, às 09:00 - 02 de Dezembro de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
hidrocefalia do idoso marketing
          Você sabe o que é hidrocefalia? É quando ocorre um aumento da quantidade de líquido dentro de cavidades cerebrais chamadas ventrículos. Ao acumular ali uma quantidade de líquido que não deveria existir, a pressão nessas cavidades aumenta e começa a “apertar” o cérebro aumentando a pressão intracraniana, a isso chamamos de hidrocefalia.
 
          Mas em alguns casos, esse acúmulo de líquido não aumenta tanto assim a pressão intracraniana. Na hidrocefalia de pressão normal (HPN), conforme o próprio nome já diz, há acúmulo de líquido nas cavidades ventriculares da mesma maneira que na hidrocefalia tradicional, porém, esse acúmulo de líquido NÃO gera aumento significativo da pressão intracraniana. Por esse motivo, alguns sintomas clássicos de hidrocefalia, como dor de cabeça e vômitos, não ocorrem na hidrocefalia de pressão normal. No lugar destes sintomas o paciente apresenta outras alterações neurológicas clássicas desta doença, pois obviamente aquele líquido acumulado que não devia estar lá afeta o cérebro de algumas formas. 
 
          Este tipo de hidrocefalia ocorre principalmente nos idosos preferencialmente entre 60 e 80 anos de idade. Os sintomas vão começando devagar e piorando progressivamente na seguinte ordem: 1º a dificuldade de andar; 2º a demência (confusões, esquecimentos e dificuldade de raciocínio e de atenção); e 3º a incontinência urinária. Mas a verdade é que a apresentação clínica da HPN pode variar significativamente quanto à gravidade e à progressão desses sintomas. Muitas vezes, nem mesmo os 3 sintomas estão presentes ou começam em ordens diferentes da citada.
 
          Mas por que é tão difícil de fazer o diagnóstico desta doença na população idosa? Porque nessa faixa etária é comum que idosos tenham dificuldade de andar, incontinência urinária e até algum grau de demência pelas mais variadas causas.... Sendo assim, além de pensar em hidrocefalia de pressão normal, devemos incluir na investigação diagnóstica doenças neurodegenerativas (demências como Alzheimer, etc.), doenças vasculares (como AVCs múltiplos) e problemas urológicos (como problemas de bexiga, próstata e de uretra). Muitas vezes os sintomas são ainda negligenciados pela família que atribui a "coisas da idade", por isso é tão importante a conscientização da população sobre a importância desta doença. Em nossa próxima postagem falaremos um pouco do tratamento desta doença.
Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia