A prematuridade é caracterizada por qualquer bebê que nasce com menos de 37 semanas de idade gestacional. Um bebê prematuro tem uma série de riscos em relação ao bebê que nasce termo (termo significa o bebê que nasce na idade gestacional correta), como maiores problemas para respirar, sistema digestivo imaturo, maiores dificuldades de sugar e se alimentar, etc.
O sistema nervoso destes bebês também ainda não está completamente amadurecido e por isso é mais sensível e predisposto a sangramentos - ocorrendo então a hemorragia da prematuridade. Ela é mais comum em bebês que nascem com menos de 32 semanas de gestação ou menos de 1,5kg de peso. Geralmente ocorre nas primeiras horas de vida, sendo cerca de 50% nas primeiras 6 horas de vida, cerca de 33% nas primeiras 24h de vida e o restante dos casos até o quinto dia de vida.
A hemorragia da prematuridade pode ser assintomática (não causar problemas) ou causar graus variáveis de sequela neurológica nos bebês. Em termos de gravidade é graduada de 1 a 4, sendo 1 a mais leve e 4 a mais grave das hemorragias. Quanto mais grave, maior o risco de complicações. Muitas vezes as mães recebem este diagnóstico como sendo um "derrame cerebral" no bebê, mas na verdade a causa da hemorragia do bebê prematuro é diferente da causa de sangramento cerebral expontâneo (chamado AVC ou derrame) em um bebê não prematuro, criança ou adulto.
No nosso próximo post falaremos um pouco sobre tratamento e prognóstico neurológico destas criança (que tipo de problemas neurológicos estas crianças podem ter no futuro). Até breve!