São Paulo, 03 de Julho de 2022
14 10

Dor de cabeça em criança é grave?

Por Dra Raquel Zorzi, às 09:13 - 14 de Outubro de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia

               Uma mãe começa a ver que seu filho queixa de dor de cabeça frequentemente... joga no “google” dor de cabeça em crianças e logo já vê vários artigos relacionando esta dor de cabeça a um tumor! Pronto, bate aquele desespero! Mas calma, mãe... sim, toda dor de cabeça em criança, sobretudo se for frequente, deve ser avaliada por um especialista em neuro pediatria. Mas além do tumor, existem várias outras causas de dor de cabeça, como por exemplo a enxaqueca infantil, que hoje sabemos que afeta cerca de 8% a 10% das crianças com dor de cabeça entre 5 e 12 anos no país. 

              Existem algumas situações, no entanto, que devem chamar ainda mais a atenção dos pais e motivar uma busca ainda mais precoce ao especialista - chamamos de sinais de alerta da dor de cabeça!

  • Dor de cabeça progressiva – ou seja, que se agrava com o passar dos dias e semanas, ficando cada vez mais intensa e resistente ao uso de medicações.
  • Quando a criança acorda de noite com dor de cabeça, ou ela é pior pela manhã ou quando a criança está deitada.
  • Quando a dor se agrava por manobras tipo Valsalva – esta situação ocorre em episódios de tosse, vômitos, quando se prende a respiração por um período de tempo, ou se faz força para evacuar.
  • Quando a dor de cabeça é acompanhado de náuseas e/ou vômitos
  • Quando a criança apresenta confusão, não fala coisa com coisa, enrola as palavras
  • Quando há evidência de qualquer déficit neurológico, como fraqueza, dormência, olhos tortos, etc.
  • Quando há ocorrência de crises convulsivas
  • Quando a dor atrapalha a criança a brincar
  • Quando a criança apresenta perda de peso ou dificuldade/recusa de se alimentar
  • Quando a criança apresenta dificuldade na escola ou problemas de memória

           Estas situações chamam a atenção para a dor de cabeça, mas ainda assim não significam que a dor de cabeça da criança seja relacionada a um tumor cerebral. Qualquer dor de cabeça deve ser comunicada ao pediatra e ele decidirá sobre a necessidade de avaliação com um especialista. Caso a dor seja acompanhada de um dos 10 sinais de alerta acima, o especialista deve ser buscado o mais breve possível.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia