São Paulo, 03 de Julho de 2022
07 10

Como será a vida do meu filho com hidrocefalia?

Por Dra Raquel Zorzi, às 09:00 - 07 de Outubro de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia

                O que eu costumo sempre dizer é que dentro de “hidrocefalia” na verdade temos várias “hidrocefalias”, são varias causas, vários graus de gravidade e consequentemente vários prognósticos diferentes. Para cada caso, um neurocirurgião pediátrico poderá esclarecer aos pais o que devemos esperar daquela hidrocefalia especificamente.

               A maioria das crianças que fazem cirurgia para hidrocefalia tem grande probabilidade segundo trabalhos científicos de precisar de pelo menos mais 1 cirurgia para consertar ou alterar o sistema de derivação ao longo da vida, e muitas crianças precisam de várias cirurgias. A razão para isso é porque o sistema de derivação pode falhar por vários motivos, e as comunicações endoscópicas também podem se fechar ao longo dos anos. Por isso é tão importante manter o acompanhamento com o seu neurocirurgião de confiança. 

               De forma geral, problemas que podem acontecer em crianças tratadas para hidrocefalia incluem:

- Problema com a válvula - válvulas às vezes são infectadas por bactérias ou simplesmente param de funcionar. Se isso acontecer, a criança pode ficar doente de repente. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça ou vômito. Se estes sintomas se desenvolverem, a criança deve consultar um médico imediatamente.

- Convulsões - convulsões são ondas de atividade elétrica anormal no cérebro. A criança pode ter movimentos bruscos, ficar rígida, parar de responder e ficar olhando por alguns segundos, ou desmaiar. Se uma criança começa a ter convulsões, ele deve consultar um médico imediatamente.

- Atrasos no desenvolvimento - Algumas crianças com hidrocefalia apresentam atrasos no desenvolvimento e problemas de aprendizado. Eles podem não alcançar certos marcos (como aprender a sentar, andar e falar) com a idade que a maioria das crianças faz ou simplesmente não alcanças estes marcos. Em algumas crianças a dificuldade de aprendizado pode se refletir em dificuldades escolares.

- Problemas motores – pode haver dificuldades/sequelas motoras como espasticidade (membros rígidos), fraqueza e dificuldades de equilíbrio.

               Converse sempre com o neurocirurgião que acompanha seu filho para tirar suas dúvidas especificamente sobre o quadro dele e o que pode ser feito para superar as dificuldades que a doença possa trazer.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia