São Paulo, 03 de Julho de 2022
09 09

Microcefalia - o que é?

Por Dra Raquel Zorzi, às 08:25 - 09 de Setembro de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia

               Depois do surto de infecção por Zika vírus que ocorreu em 2015 e 2016 com certeza a maioria dos pais já ouviu falar de microcefalia. Mas ao contrário do que muitos pensam, ela não é somente relacionada ao Zika e nem mesmo é uma doença. Microcefalia significa apenas que a cabeça da criança é menor que o tamanho normal esperado para aquela idade (de acordo com os gráficos de crescimento).

               Existem várias doenças que causam microcefalia, o Zika vírus é uma delas. Geralmente a microcefalia está relacionada a um ou mais dos fatores abaixo:

1- Fatores pré-natais – falta de desenvolvimento cerebral ou desenvolvimento cerebral anormal, relacionado problemas maternos, infecções pré-natais e malformações do sistema nervoso que ocorrem no período gestacional.

2- Lesão de um cérebro previamente normal (às vezes chamado de microcefalia secundária) – neste caso o cérebro foi normalmente formado mas após o nascimento o bebê pode sofrer com algum fator que danifica o cérebro e ele parará seu desenvolvimento normal, como por exemplo: hipóxia (falta de oxigênio) que pode ocorrer no parto, infartos cerebrais, infecções após o nascimento (meningites graves ou encefalites), etc.  

3- Causas genéticas – doenças genéticas

4- Cranioestenose – ocorre em algumas cranioestenoses complexas (muito raro)

5- Desnutrição severa

              É muito importante identificar o mais precocemente possível a microcefalia. Por isso a visita frequente ao pediatra com a medida do perímetro cefálico (circunferência da cabeça do bebê) é fundamental para fazer este diagnóstico!

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia