Sim, parece estranho, mas em muitas situações é importante que a gestante visite o neurocirurgião pediátrico antes do nascimento do bebê. Seja porque seu bebê necessitará de uma cirurgia logo após o nascimento, seja porque ele pode precisar de um longo acompanhamento neurocirúrgico, ou ainda porque a futura mamãe e futuro papai querem conhecer mais sobre a doença neurológica do seu bebê, esta consulta pode e deve ser realizada na gestação para criar um vínculo da mãe com a equipe, além de esclarecer suas dúvidas.
Veja abaixo algumas situações comuns de consultas pré-natais com neurocirurgião pediátrico:
1. Diagnóstico gestacional de uma malformação neurológica que pode ser corrigida ainda dentro do útero – por exemplo: mielomeningocele
2. Diagnóstico gestacional de uma malformação neurológica que terá que ser corrigida imediatamente após o nascimento – por exemplo: mielomeningocele, hidrocefalia, encefalocele, etc. Nestes casos é importante conhecer previamente a equipe que vai operar seu filho quando ele nascer e tirar todas as dúvidas, uma vez que logo após o nascimento ele será submetido a cirurgia.
3. Diagnóstico gestacional de uma malformação neurológica, de modo que os pais querem conhecer mais sobre a doença da criança – exemplos: ventriculomegalia, Dandy-walker, lipomas espinhais, holoprosencefalia, etc.
Hoje em dia estas consultas têm se tornado cada vez mais comuns... pense bem, quem melhor que o especialista que irá cuidar do seu filho para te acolher e tirar suas dúvidas mesmo antes do nascimento?