São Paulo, 21 de Setembro de 2020
29 07

Neuronavegação - um GPS para viajar no cérebro

Por Dra Raquel Zorzi, às 08:45 - 29 de Julho de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
Neuronavegação marketing

             O termo neuronavegação caracteriza o que essa tecnologia se propõe a fazer: "navegar", ou seja, transitar no cérebro com um caminho certeiro e preciso, como se estivéssemos usando um “GPS” para o cérebro para localizarmos uma lesão específica. A navegação se tornou uma ferramenta poderosa nas mãos de neurocirurgiões do mundo todo, a ponto de em alguns países da Europa e nos Estados Unidos praticamente não existe cirurgias de tumores por exemplo sem neuronavegação. 

Mas por que a neurocirurgia com neuronavegação? O que isso ajuda?

            Quando o neurocirurgião decide operar uma lesão cerebral (tumor, malformação, etc.) a sua maior preocupação é tirar o tecido doente sem prejudicar o cérebro normal próximo a ela. Isso porque 1 centímetro de cérebro sadio que o neurocirurgião retire a mais em uma área eloquente (chamadas áreas que tem uma função neurológica definida de grande impacto no funcionamento cerebral) como por exemplo a área motora, pode ser a diferença entre o paciente andar ou ter uma paralisia em metade do corpo para sempre. Desse modo, quando temos uma situação delicada como esta, podemos usar a tecnologia de neuronavegação para planejar e executar a cirurgia com maior precisão.

             Além disso, lesões pequenas (por exemplo de 1 cm) e profundas podem ser impossíveis de serem localizadas sem esse recurso. Em outros casos, mesmo lesões maiores podem ser difíceis de localizar, por exemplo como é o caso de gliomas de baixo grau (um tipo de tumor) que é praticamente igual em cor e consistência ao cérebro normal, dificultando muito a vida do neurocirurgião...

            Este recurso tem se tornado cada vez mais acessível no Brasil, porém infelizmente ainda não há cobertura obrigatória por parte das operadoras de saúde, fazendo com que alguns pacientes não tenham acesso a este valioso recurso. 

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2020 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia