São Paulo, 03 de Julho de 2022
15 07

Sobre Hidrocefalia

Por Dra Raquel Zorzi, às 08:20 - 15 de Julho de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia

               Hidrocefalia, antigamente conhecida como cabeça d’água, é uma daquelas doenças “feijão com arroz” da neurocirurgia pediátrica, porque faz parte do dia-a-dia do neurocirurgião pediátrico. Não passa um dia de consultório que um neurocirurgião pediátrico não avalie uma criança ou bebê com suspeita ou diagnóstico de hidrocefalia. Mas afinal, o que é esta doença tão frequente e ao mesmo tempo tão complexa?

               Hidrocefalia o termo médico para quando há muito líquor dentro dos ventrículos cerebrais, e este excesso de líquido comprime o cérebro... não entendeu? Eu explico! Dentro do nosso cérebro há cavidades naturais chamadas ventrículos, elas ficam mais ou menos no “meio” do nosso cérebro. Essas cavidades produzem e são repletas de um líquido transparente como a água, que chamamos de líquor. Este líquido circula por estas cavidades e por todo o sistema nervoso, e protege o cérebro e a medula espinhal.

               Em algumas situações, este líquor pode ser produzido em excesso, ou ter dificuldade de ser absorvido ou ainda dificuldade de circular pelo sistema nervoso. Os bebês que nascem cedo demais (prematuros), ou nascem com um problema no cérebro (malformação) têm mais chances de ter hidrocefalia. Além disso, uma lesão na cabeça, um tumor cerebral ou vários outros problemas que afetam o cérebro também podem causar o problema em crianças ou pessoas de qualquer idade.

               Quando este líquido se acumula ele começa a ocupar espaço que deveria estar sendo ocupado pelo cérebro, e o cérebro tem dificuldade de funcionar e se desenvolver: nestes casos temos o que chamamos de hidrocefalia. Todos os pacientes com suspeita ou diagnóstico de hidrocefalia devem ser acompanhados por um neurocirurgião. Trata-se de uma condição preocupante, que pode levar a atrasos no desenvolvimento, sequelas neurológicas e até a morte se não for tratada corretamente.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia