São Paulo, 25 de Novembro de 2020
10 07

Moleira fechada cedo - problema na certa!!! Mito ou verdade?

Por Dra Raquel Zorzi, às 18:25 - 10 de Julho de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
fontanela ou moleira marketing

               É mito!!!

               Toda semana recebo famílias ansiosas porque o pediatra percebeu que a moleira do bebê está fechando “antes da hora”. A grande maioria destes casos não representa situações anormais e não exige qualquer tipo de tratamento, quanto mais uma cirurgia.

               A moleira, que os médicos chamam de fontanela, é um pequeno espaço que existe entre os ossos do crânio, e o bebê quando nasce tem 2 delas, uma na frente (a que os pais mais conhecem) e uma atrás que se fecha por volta dos 3 meses.

               A fontanela tem uma função importante no nascimento, servindo como um amortecedor na passagem da cabeça pelo canal de parto, mas depois disso ela NÃO tem relação com o crescimento craniano. O crescimento craniano ocorrerá se o cérebro for normal (o principal “motorzinho” que faz o crânio crescer) e se as famosas “suturas cranianas”, que são as linhas entre os vários ossos que do crânio, estiverem abertas. O problema maior ocorre quando estas tais suturas se fecham antes da hora, o que pode causar uma doença chamada de cranioestenose, onde há restrição ao crescimento do crânio na direção daquela sutura e a cabecinha do bebê vai ficando cada vez mais torta com o tempo. Vale ressaltar que na realidade a cranioestenose não tem nada a ver com a fontanela fechada! Existe grande número de artigos vinculados em blogs e revistas voltadas a gestantes e bebês que continuam propagando a ideia da “moleira fechada” como um problema grave, o que não é necessariamente verdade.

               Obviamente, independente da moleira fechada, se o bebê apresentar outras alterações neurológicas como atraso no desenvolvimento, crescimento reduzido ou aumentado da cabeça e/ou cabeça torta que vai piorando com o passar do tempo, recomenda-se fortemente que ele seja avaliado por um neurocirurgião pediátrico, para descartar problemas mais graves. Mas se o problema é apenas a “moleira fechada”, muitas vezes o bebê pode ser acompanhado apenas pelo pediatra e ser encaminhado ao especialista apenas se o pediatra notar que algo não está caminhando bem no desenvolvimento do bebê.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2020 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia