São Paulo, 03 de Julho de 2022
10 07

Como o bebê desenvolve?

Por Dra Raquel Zorzi, às 18:16 - 10 de Julho de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia

             Nos primeiros meses de vida do bebê o desenvolvimento cerebral é muito grande, e é muito comum os pais acharem que a cada semana tem uma novidade, sobretudo no período de 3 meses a 1 ano.

               Se o bebê não está se desenvolvendo conforme esperado, é importante consultar um neuropediatra para avaliar o que pode estar acontecendo. Cada criança tem um ritmo, mas existem alguns “marcos” importantes que cada criança deve atingir mais ou menos ao mesmo tempo. Veja abaixo alguns marcos importantes dos 3 aos 6 meses de vida:

Quarto mês

               Nesta idade o bebê segue objetos visualmente até 180 graus. Tenta pegar brinquedos suspensos e pode passá-los de uma mão para outra. De bruços, fica cada vez mais com a cabeça firme e equilibrada. As mãos devem se abrir, o que é um bom sinal de desenvolvimento. Nesta fase o bebê começa a chorar quando é deixado sozinho. A linguagem avança com a percepção de sílabas e palavras, pois o bebê nota que os sons são acompanhados pelos movimentos da boca de quem fala.

Quinto mês

               O principal ganho desse período é girar a cintura. Deitada, a criança primeiro joga a bacia para o lado, depois as pernas e então o corpo. O bebê está perto de sentar e pode neste mês começas a sentar com apoio de almofadas. Seus braços e pernas adquirem agilidade, não sossegam durante o banho como os pais podem notar. Já fica em pé quando é seguro pela cintura.

Sexto mês

               O bebê habitualmente senta-se com apoio de travesseiros e almofadas e pode começas a sentar-se sozinho. A criança interage mais com o ambiente: não gosta de ficar sozinha e sorri quando alguém conhecido vem em seu socorro, esticando os braços pedindo colo. O bebê também já pega com mais facilidade os objetos que deseja e os troca de mãos. O bebê rola sobre si, por isso, cuidado com os tombos. No fim dos 6 meses os bebês começam a balbuciar alguns sons.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2022 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia