São Paulo, 06 de Agosto de 2020
06 07

Como o bebê desenvolve?

Por Dra Raquel Zorzi, às 14:00 - 06 de Julho de 2019 Indicar Natus TecnologiaImprimir Natus Tecnologia
Desenvolvimento do recém nascido marketing

               Nos primeiros meses de vida do bebê o desenvolvimento cerebral é muito grande, e é muito comum os pais acharem que a cada semana tem uma novidade, sobretudo no período de 3 meses a 1 ano.

               Se o bebê não está se desenvolvendo conforme esperado, é importante consultar um neuropediatra para avaliar o que pode estar acontecendo. Cada criança tem um ritmo, mas existem alguns “marcos” importantes que cada criança deve atingir mais ou menos ao mesmo tempo. Veja abaixo alguns marcos importantes dos primeiros 3 meses de vida:

Primeiro mês

               Quando o bebê nasce ele não controla nem a musculatura dos olhos. De todos os seus sentidos, a visão é a menos desenvolvida, por não ter sido exigida durante a gestação. No recém-nascido, seu alcance é de 20 a 30 centímetros, mais ou menos a distância entre o rosto do bebê e o da mãe na hora da amamentação. A criança não consegue focalizar objetos além dessa medida e o olhar do bebê é atraído por objetos em movimento e cores contrastantes, como preto e branco, por isso nesta idade as crianças gostam tanto de mobile. A audição do recém-nascido é tão boa quanto a dos pais, e com apenas 3 dias o bebê reconhece a voz da mãe. Com 20 dias, emite sons em resposta ou vira a cabeça em direção ao barulho. Com 1 mês, ele registra a sequência de palavras e, com 2 meses, será capaz de demonstrar preferência pelo idioma materno. O paladar do recém-nascido também é aguçado, logo nos primeiros dias o bebê reconhece o leite materno entre o de outros seios. Acordado, o bebê parece estabanado e assustado em seus movimentos. Ele não os controla, são reflexos involuntários.

Segundo mês

               Um dos grandes marcos desse período é o sorriso social. O bebê de 2 meses já consegue levantar o queixo e tem o reflexo de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando acordado. A visão permite ao bebê fixar e acompanhar objetos e pessoas. Ele enxerga a mãe de outro modo. Não apenas o contorno do rosto, como era antes. Vê detalhes, o nariz, a boca, os lábios. É capaz de reconhecer o pai, os avós, a babá.

Terceiro mês

               A boca é o principal instrumento do bebê para conhecer o mundo. Ela discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes do corpo do bebê. As mãos são saboreadas junto com brinquedos moles que já consegue pegar. No final do terceiro mês, o bebê consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. Ele começa a virar o corpinho para o lado. Do terceiro para o quarto mês aparecem os arrulhos ou balbucios.

Quer saber mais ou agendar uma consulta? Acesse meu site draraquelzorzi.com.br

Comentários

Conheça a dra. Raquel

O conteúdo deste site é de caráter informativo e produzido e editado pela Dra Raquel Zorzi CRM 142761 - Zorzi Servicos Neurocirurgicos Eireli - Epp. Não nos responsabilizamos por decisões médicas ou de familiares baseadas no conteúdo deste site, em caso de dúvida consulte seu médico. © 2020 Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução total ou parcial Natus Tecnologia