Traumatismo craniano – por que tirar parte do osso do crânio?

Traumatismo craniano – por que tirar parte do osso do crânio?

A parte de cima do osso do crânio, chamado de calota craniana, pode ser retirada em algumas situações pelo neurocirurgião e guardada para posterior recolocação – esta cirurgia é chamada de craniotomia descompressiva. Mas por que isso é feito?               

No traumatismo craniano grave a parte lesionada do cérebro pode inchar, da mesma forma que incha por exemplo seu braço quando ele recebe uma pancada. Só que quando o cérebro incha ele não tem para onde crescer, porque o osso é duro e não cede, impedindo que ele tenha espaço para isso. Ao tirar uma parte do osso do crânio, o neurocirurgião abre espaço para que o cérebro doente e lesionado tenha para onde ir, sem que com isso ele aperte e afete o restante do cérebro que está normal, situação que agravaria ainda mais o quadro do paciente. 

Enquanto o paciente está sem a calota craniana, ela pode ser guardada no abdômen, onde fica nutrida e estéril até que possa ser recolocada. Outra opção é guardar em um “banco de osso”, que não é uma solução facilmente disponível no Brasil. Quando a calota craniana não pode ser guardada por algum motivo ela é jogada fora logo após o fim do procedimento cirúrgico.

Quando a fase aguda passa e o cérebro desincha a calota craniana pode ser recolocada, o que costuma acontecer entre 3-6 semanas após o trauma/lesão inicial. Se por algum motivo ela não puder ser recolocada de volta, o paciente pode em tese ficar mais tempo sem a calota, mas o risco é que aquela parte “sem osso” deixa aquela região do cérebro desprotegida…  Após algumas semanas, no local onde não há osso o paciente tem um “afundamento”.

A cirurgia para recolocar a calota craniana chama cranioplastia. Essa reconstrução do crânio pode ser feita com o próprio osso “guardado” do paciente, e se ele não tiver disponível, há diversas alternativas, que vão desde um cimento ósseo, com o qual o neurocirurgião artisticamente molda na hora da cirurgia uma nova calota para o paciente, até próteses computadorizadas onde um computador faz um molde novo de crânio para o paciente baseado em sua tomografia computadorizada, fazendo com que a cranioplastia fique ainda mais perfeita.

Se você quer mais informações sobre a cirurgia de cranioplastia, quando e como é necessária e feita clique aqui para um texto completo.

2560 1706 Dra. Raquel Rodrigues - Neurocirurgia pediátrica